domingo, 4 de novembro de 2007

Gatonet ou Comunitarionet?


Caro Lukata, meu nome é Tuberculose e me indicaram um psicólogo para me ajudar, mas como sempre fui amiga dos escritores resolvi passar antes na sua coluna para saber sua opinião. Ocorre que ressuscitei e não quero continuar sendo chamada pelo mesmo nome do passado; quero que me chamem de nome suave, por exemplo, “Amiga do Peito”.

Os velhos são chamados de “Melhor Idade”; o ajudante de carga e descarga de caminhão é “Auxiliar de Transporte”; as prostitutas são “Promotoras de Evento”; o Dia dos Mortos é delicadamente o Dia de Finados. Quando na 2ª série (tá pensando o quê, estudei, meu filho) eu estava agarradinha ao pulmão de um aluno carente da 2ª série e ouvi o Juca dizer que o pai do Ari era lixeiro e a professora nos deu a primeira aula de delicadeza: O pai do Ari era funcionário da limpeza urbana.

As escolas e os governos estão sempre ensinando, mas o povão não aprende. Ora, por que não podem me chamar de “Amiga do Peito?” Na sala de aula, se alguém tinha lepra, não tinha lepra, era “Mal de Hansen”; se morria, não morria, viajava para “Os Campos Santos”, embora, surgissem àqueles alunos igualzinho aos discípulos de Cristo: Professora, na rodoviária há ônibus para Campos Elíseos, Campo dos Afonsos, Campo Grande, mas Campos Santos, não! Explica outra vez? E a professora Miriam, imitando Cristo, dizia: Até quando vos sofrerei? Depois dizem que brasileiro burro nasce morto! E Miriam Paroxítona não usava o termo Eufemismo, falava em delicadeza. Dizer Mal de Hansen e não lepra, Campos Santos e não morte.


Mais tarde andei em pulmões finos, mas eu gostava mesmo era dos pulmões dos meninos lá do alto, onde se dizia morreu mesmo, mas os poetas do morro foram melhorando o nome da morte para “Viajou para a Terra dos Pés Juntos” ou “Vestiu Paletó de Madeira”. Nos pulmões finos do asfalto eu sofria. Acordava de manhã com baldes de ampicilina na cara, mas nos meninos do morro eu era vitaminada com fumaça e falta de comida. Que paraíso!Lembro que entrei no pulmão de um camarada e fui estagiar na Defensoria Pública e vi a dificuldade para dizer às pessoas que assinassem a Declaração de Pobreza, mas ali também chegou a delicadeza e mudamos para Declaração de Hipossuficiência Jurídica. Belo nome, não?! Mas o prefixo grego hipo significa – posição inferior.


Também lembro num ônibus que ia para Bonsucesso e três sacaram de suas armas e a cobradora perguntou se era um assalto e olhando para nós eles disseram que não, tratava-se apenas de um empréstimo compulsório. Apesar do boné, reconheci a voz de um dos alunos da Miriam Paroxítona, aquele pulmão já havia sido meu. Como os governos já estavam habituados a fazer empréstimos compulsórios no povo, não sentimos tanto.

Por falar em governo, outra delicadeza nos fez a ministra da Economia do governo Collor, quando disse na TV que não estava havendo aumento e sim um realinhamento de preços. Veja Lukata, todos, menos eu, são chamados por nomes delicados, leves como a crônica. O que devo fazer para ser chamada de “Amiga do peito”?


Desprezada Tuberculose, não sei explicar o porquê da discriminação, mas posso adiantar que você não está sozinha nessa briga.

Recebi por esses dias um e-mail do diabo, onde ele reclama a falta de delicadeza para com ele também. Segundo o evangelho de João, 8:44, ele é o Pai da Mentira, mas os seus filhos que praticam a mentira, em vez de “Filhos da Mentira” são tratados por “Filhos que Faltam com a Verdade”; a Gatonet também me escreveu pedindo ajuda; que o povo quando perguntado sobre TV a Cabo, só fala em Gatonet. Você diz, o povo não aprende. É muito sincero. E é, minha Cara.


Um professor meu de EPB, General-de-Exército, já dizia que o exemplo é de cima para baixo. Recentemente tivemos um belo exemplo de cima quando, para a aprovação da CPMF na Câmara, acusaram o governo de estar fazendo barganha, negociata com os cargos da Petrobras. Na mídia, um dos líderes governistas saiu em defesa, dizendo que não estávamos entendendo. Não se tratava de barganha, negociata, mas de, olha a fineza, “Partilha de Gestão”.

Cara Tuberculose, não acho que deva procurar um psicólogo porque ele, pretensiosamente, vai dizer quem você realmente é; o cronista só vai ouvi-la e depois publicar uma crônica. Sinceramente, acho que você, o diabo e a Gatonet devem procurar um líder governista, pois quando a chamarem de Tuberculose, ele dirá “Amiga do Peito”; quando chamarem o diabo de “Pai da Mentira”, ele dirá “Pai dos que Faltam com a Verdade” e quando disserem Gatonet, ele dirá com delicadeza: Comunitarionet.

Nenhum comentário: