sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Um sacrifício para o Deus-Eleitor

Não é de hoje que ouvimos histórias de sacrifícios. Uma das finalidades do sacrifício é implorar auxílio à divindade.

Dois sacrifícios me chamam a atenção no universo: O de Idomeneu e Jefté. Idomeneu, rei de Creta, após a guerra de Tróia, retornando à pátria, no meio do caminho, teve que enfrentar uma outra guerra contra a água. Atingido por uma tempestade, prometeu a Poseidon (Netuno) sacrificar-lhe o primeiro ser humano que encontrasse em seu reino se chegasse são e salvo. Chegou, mas avistou o seu próprio filho. Idomeneu cumpriu a promessa no filho, imolando-o, é o que diz a lenda.

Uma história muito parecida é contada na bíblia, no livro de juízes, vivida pelo valente Jefté que venceu a guerra, só que ao voltar quem lhe saiu ao encontro foi a própria filha. Não sei quem leu quem, mas não importa; mudou alguma coisinha. A influência, a intertextualidade e o plágio são fatos. Interessa que uns dizem que Jefté cumpriu a promessa e outros dizem que não. A meu ver não cumpriu. Não pela infidelidade de Jefté, mas já que todas as histórias se parecem, vejam-se Gilgamesh e Noé, creio que um anjo igualzinho ao que bradou para Abraão não imolar seu filho Isaque deve ter vociferado para Jefté não imolar a cocadinha hebréia. Jefté, não faça isso, rapaz! Que desperdício! É uma cocadinha hebréia! Enlouqueceu! Vá cocadinha, vá! Nosso Deus não aceita esse tipo de sacrifício.

No Domingo, passando pelas ruas lembrei de Idomeneu e Jefté. Eleições municipais... As ruas cheias de Idomeneus e Jeftés prometendo sacrifício de sangue, caso vencessem a guerra. Mas esses nossos Idomeneus e Jeftés de agora, mudaram alguma coisinha. Não são plágios do passado grego e hebraico, não. Os Idomeneus e Jeftés de hoje só têm filhas. Idomeneus e Jeftés com as mãos ensangüentadas de notas de 10 reais; oferecendo em sacrifício suas filhinhas de 10 reais, fazendo oferenda de até 60 reais, quanto sangue e os Deuses-Eleitores se alimentando como nunca. Mais de 5 mil deuses saíram de barriguinhas cheias e isso pelas mãos de um Idomeneu! Houve até briga de deuses para receber o sacrifício. Eu nunca tinha visto um deus dar uma cabeçada em outro deus. Nem o olho inchado de um deus. Fica igualzinho ao olho humano. Parece plágio. Vi deuses sangrando. Até então só tinha a notícia de Diomedes ter sangrado a deusa Afrodite. Literatura. Homero.

Mas os deuses sangram e ainda há 55 milhões de Deuses-Eleitores sangrando abaixo da linha da pobreza e fica difícil de impedi-los, com palavras, de aceitarem sacrifícios dos Idomeneus e Jeftés.

Num país belo e rico como esse, vigora ainda a velha máxima: é questão de sobrevivência.

Nenhum comentário: